Paisagens & Perspectivas do Maria Clara: simplesmente poesia


Mulheres no Jardim

Claude Monet



Todas as prendas que me deste, um dia,

Guardei-as, meu encanto, quase a medo,

E quando a noite espreita o pôr-do-sol,

Eu vou falar com elas em segredo...


Mas de todas as prendas, a mais rara,

Aquela que mais fala à fantasia,

São as folhas daquela rosa branca

Que a meus pés desfolhaste, aquele dia...


Duas estrofes de Folhas de Rosa,

Florbela Espanca.



Como é do conhecimento da maioria dos nossos leitores, o blog Maria Clara: simplesmente poesia tornou-se Projeto de Poesia Feminina idealizado por Hercília Fernandes, em razão dos estudos voltados à compreensão do fenômeno criador, particularmente do universo poético feminino. E conta com a preciosa colaboração de mais duas vozes poéticas da Blogosfera: Mirse Souza e Lou Vilela.

O maior objetivo do espaço é promover a interação entre autores e textos, de modo a viabilizar, para um futuro próximo, um livro coletivo composto com as escritas das poetisas atuantes no espaço - sejam colaboradoras diretas e/ou convidadas.

Tendo em vista a boa receptividade da proposta e, sobretudo, das composições, o Maria Clara irá introduzir algumas mudanças em seu espaço. O blog permanecerá semanal, porém será composto por “oito” vozes que se distribuirão em duas postagens por semana, sempre as segundas e quintas-feiras. A cada semana será introduzida uma nova colaboradora para compor o espaço conjuntamente às poetisas já existentes.

Além das novas aquisições, o quadro “Postagem Simplesmente Poesia” se ampliará, tornando-se postagem permanente, cuja finalidade é sugerir leitura, preferencialmente de voz poética masculina. O quadro é assinado por Maria Clara - personagem-título do blog - e consistirá programação de sábado.

Considerando as informações apresentadas, convidamos a todos os leitores a irem acompanhando, semanalmente, a introdução das novidades, especialmente através da apreciação das escritas poéticas das vozes femininas que passarão a integrar o Projeto.

Um abraço em todos os Amigos que visitam o Simplesmente Poesia,



Hercília, Mirse e Lou

(Amigas da Maria Clara).


12 comentários:

Hercília Fernandes disse...

AMIGOS,

destaco entre nós a presença da poetisa ADRIANA GODOY que fará a sua estréia no Maria Clara: simplesmente Poesia nesta quinta-feira; formando par semanal com a nossa colaboradora Mirse Souza sempre na primeira semana de cada mês.

Adriana,

obrigada por sua adesão ao nosso projeto. Sua poesia contribuirá abundantemente para enriquecer a produção literária em nosso espaço feminino. Sinta-se muito querida entre nós.

Um forte abraço em todos e todas,

H.F.

Unknown disse...

Honrada, por fazer parceiria com a Godoy, que entende minha alma, agradeço Hercília, o belo espaço que proporcionou.

Beijos

Mirse

Hercília Fernandes disse...

Mirse,

eu também me sinto muito honrada em tê-la como amiga e voz colaboradora neste espaço. E acredito que a parceria semanal entre você e a Godoy será maravilhosa, tendo em vista que ambas são poetisas que expressam as idéias e emoções do eu-lírico feminino com toda sua verdade e intensidade.

Beijos nas duas.
H.F.

nina rizzi disse...

o blogue tá com uma cara linda, meninas. parabéns :)

adriana godoy é fera.

beijos.

Úrsula Avner disse...

Caras poetisas, tenho certeza de que as mudanças implementadas tornarão o blogger ainda mais belo e interessante. Bj a todas.

Hercília Fernandes disse...

Nina & Úrsula,

muito me alegra saber que vocês apreciaram as novidades em andamento do Maria Clara: simplesmente poesia.

Agradeço as visitas e palavras abundantemente calorosas.

Beijos :)
H.F.

Adriana Godoy disse...

Nem sei o que dizer...vai ser uma experiência que pode dar certo ou não, mas de qualquer modo é uma tentativa. Obrigada por me convidarem para esse espaço e espero não fazer feio...beijos.

Hercília Fernandes disse...

Godoy,

com certeza você fará muito, muito bonito, como já vem fazendo em seu belo espaço.

Beijos :)
H.F.

Hercília Fernandes disse...

Amigos,

Com imensa alegria, venho informar que a nossa querida poeta NINA RIZZI já está entre nós e estreará no Maria Clara: simplesmente poesia na próxima semana, formando par semanal comigo, na programação da quinta-feira.

Nina,

Sinta-se em casa no Maria Clara. A sua presença muito contribuirá para o enriquecimento literário do Simplesmente Poesia.

Um forte abraço,
H.F.

nina rizzi disse...

obrigada querida, se continuarmos como nas boas-vindas aqui seguirei saltitante :)

beijos.

Adriana Riess Karnal disse...

Vejo que o Maria clara está em festa, adoro as poetas.boa sorte!!!

Hercília Fernandes disse...

Sim, Adriana.
Amanhã é a estréia da Godoy, estamos todos muito felizes com as novas adesões. O Maria Clara muito irá crescer com a preciosa colaboração de vocês.

Um beijo :)
H.F.